ONA Serviços e Soluções Integradas


Tel: (61)3221-1039

  Materiais de Limpeza

 

  Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais) são chamados de saneantes.
  Popularmente conhecidos como produtos de limpeza, são utilizados para vários fins, como limpeza, desinfecção e conservação de ambientes domésticos ou coletivos como escolas, mercados, hospitais,...
  São exemplos de Saneantes: Detergente Líquido, Detergente em Pó, Desinfetante, Sabão em Pó, Cera, Água Sanitária ou Água de Lavadeira.
  Apesar de serem substâncias muito diferentes, todas podem causar intoxicação.
  Portanto, é essencial conhecer estes produtos, seus usos, riscos, os acidentes tóxicos mais comuns, o que fazer em caso de intoxicação e, principalmente, como prevenir estes acidentes


  Alvejantes e Água Sanitária
  São utilizados como branqueadores de roupas; desinfetante de ambientes, para desinfecção de água, lavagem de legumes e verduras, algicida de piscinas.
  São constituídos por uma substância chamada de “hipoclorito de sódio”, em diferentes concentrações. No uso doméstico a concentração é mais baixa enquanto que para os produtos utlizados em piscinas ela é mais alta, portanto com maior      poder de intoxicar. Mesmo os produtos domésticos podem conter outras substâncias que aumentam os riscos de intoxicação.
  Os alvejantes e água sanitária podem provocar lesões de pele/mucosas e problemas respiratórios.


  Desentupidores e Desengraxantes
  Os desentupidores e desengraxantes são utilizados em caixas de gordura, ralos e vasos sanitários e “desmancham bolos” de matéria orgânica acumulada, neste locais.

  Os desentupidores/desengraxantes são produtos compostos por substâncias cujo principio ativo mais usado é o hidróxido de sódio (soda caústica).

  No uso indevido por contato ou ingestão o paciente deve ser tratado com maior rapidez possível, pois este produtos podem causar lesões bastante profundas nos locais de contato.

  Atenção: Acidentes com esses produtos são considerados sempre graves.


  Detergentes, Amaciantes, Sabões e Saponáceos

  Detergente líquido, sabão em barra e saponáceo servem para desengordurar e limpar louças, talheres e outros utensílios de cozinha.
  O sabão em barra ou pó serve para lavar roupas.
  Amaciantes servem para amaciar as fibras das roupas após a limpeza com sabão.

  São compostos por substâncias capazes de produzir espuma quando misturados a água e agitados.

  Entre seus efeitos: podem reduzir ou eliminar a gordura que protege a nossa pele, possibilitando reações alérgicas, ressecamento, que provocam coceira, além de outros problemas de saúde se ingeridos.


  Desodorizantes, Anti-traça e Antimofo
  Os desodorizantes são utilizados para controlar odores desagradáveis em vasos sanitários, ralos, pias, ambientes fechados e até mesmo controlar traças.

  As substâncias presentes nos desodorizantes são o paradiclorobenzeno, nas pedras que são utilizadas nos vasos sanitários e armários, a naftalina ou naftaleno, que também são substâncias repelentes de traças e os surfactantes catiônicos    (detergentes potentes).

  No uso indevido: contato ou ingestão pode ocorrer irritação de pele e mucosas. Alguns deles como a naftalina podem causar alterações orgânicas significativas.


  Ceras e Polidores
  São utilizados para obtenção de polimento e lustro de objetos, superfícies de madeira, pedras e metal.

  As ceras e polidores são constituídos por, ceras naturais ou sintética, silicone, solventes derivados do petróleo e acido oxálico.

  No uso indevido, por contato ou ingestão causam irritação de pele e mucosas. Os solventes podem ser aspirados (falsa via) e causam pneumonite química (semelhante a uma pneumonia, causando por produto químico).


  Cuidados em casa e em ambientes coletivos
  · Guardar os produtos saneantes longe de alimentos, medicamentos e outros produtos de uso pessoal.

  · Manter os produtos saneantes fora do alcance de crianças e animais.

  · Manter os produtos saneantes protegidos do sol, chuva e umidade.

  · Manter os produtos saneantes longe do calor e do fogo, pois alguns produtos são inflamáveis.

  · Evitar a mistura de um produto saneante com outro produto. O produto desta mistura pode dar origem a um outro produto com maior toxicidade ou mais perigoso.

  · Desprezar as embalagens vazias dos produtos saneantes e evitar o reaproveitamento delas para outro fim, comestível ou não.

  · Cuidar com as embalagens do tipo “aerosol” – não furar ou colocar no fogo – risco de explosão.


  Lembrete Importante
  “No caso de intoxicação levar a embalagem do produto ao atendimento médico para facilitar a correta identificação do mesmo e o tratamento adequado”

  Centro de Informação Toxicológica
  DISTRITO FEDERAL - Brasília
  Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Distrito Federal
  Coordenadora: Dra. Andréa Franco Amoras Magalhães
  Endereço: LACEN-DF - SGAN - nº 601 Norte - Trecho O/P
  70830-010 – Brasília, DF – Brasil
  Telefone: (61) 3225-6512 / 3325-6773/ 0800 644-6774
  Fax: (61) 3225-6512
  e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.